Em Marcha Pela Fé

Para o Programa do concerto "Em Marcha pela Fé" por favor

Olá.

Bem-vindo à página da Banda Filarmónica de Mogadouro. Somos uma banda filarmónica portuguesa oriunda do Norte de Portugal. Nascemos e crescemos numa região do interior profundo, com uma beleza inagualável e rodeada de montes e colinas, que a tornam uma região especial. Os nossos tempos livres são passados numa festa de cultura, de música e de convivência. Não hesite nunca em vir visitar-nos. Pode, em alternativa, solicitar a nossa deslocação, que nós teremos o prazer de o fazer sentir-se como se estivesse em Mogadouro.

Gravações

Numa perspetiva de, principalmente divulgar o trabalho, a Banda Filarmónica da AHBV de Mogadouro, editou o seu primeiro CD.

O lançamento do CD teve lugar no dia 15 de Junho de 2013, num concerto que contou com uma assistência numerosa, de todas as idades, no qual foram executadas as seguintes obras gravadas:

O esforço, o empenho, a dedicação e uma luta incansável dos elementos da banda e membros diretivos, ao longo dos 150 anos de existência, tornaram este projeto discográfico possível.

Após 2 dias intensivos de estágio com os chefes de naipe, iniciamos a gravação. Foi uma experiência que consideramos inesquecível, numa manhã de sábado. Desejosos de saber como é gravar um CD, de ouvir o que acabamos de tocar, de rever e repetir compassos vezes sem conta, iniciou-se o dia da melhor forma. Tudo corria pelo melhor.

No 2º dia de gravações já se notava bastante o cansaço mas, o trabalho tinha de ser concluído, com mais algum esforço e dedicação. Orgulhosos de termos alcançado mais uma etapa da vida desta banda. Terminaram-se as gravações, com sucesso. Esperamos impacientemente pela primeira cópia do CD, queríamos ouvir como estava o nosso trabalho, se estava bom, se estava menos bom, se se sentia emoção ou não, se ia de encontro ao que tínhamos em mente, se iria ser muito requisitado, se iria ser um novo sucesso.

De facto, e felizmente, foi um sucesso. Todos os dias havia procura (e ainda se verifica), tanto por familiares como amigos, por membros do município, por outras bandas e maestros. Durante a comemoração da festa da Nª Sra. do caminho, o CD foi ouvido várias vezes ao dia nas ruas da vila, nas colunas sonoras.

É com grande honra e uma certa vaidade que afirmamos ter sido um excelente e recompensador trabalho. Esperamos que seja do seu agrado!

Pode obter o CD junto dos elementos da banda e membros diretivos ou nas nossas instalações (Av. Regimento de comandos 23)

Next

Quem Somos

Banda Filarmónica de Mogadouro, uma secção dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, ao serviço da educação e divulgação cultural tanto etnográfico, popular e regionalista como erudito. Focada também no crescimento e desenvolvimento pessoal, com clara aposta no recrutamento de camadas jovens (geralmente por gerações) que possam construir um caminho de amizade e companheirismo relevante para o futuro.

Seguindo os preceitos da construção sólida de uma grande família, defendemos com energia os valores da educação pessoal, adaptada, ritmada conforme o indivíduo e as suas capacidades; a integração faseada mas encorajadora no seio de um grupo de jovens dinâmicos; a responsabilização indirecta por objectivos e resultados tanto individuais como sobre a performance do grupo; o preenchimento saudável, útil e regulado do tempo livre, que geram por si só competências de organização e gestão de tempo; o divertimento em grupo, entre jovens, no conhecer de realidades distintas do comum, o distanciar da rotina na participação das actividades de lazer, tanto locais como a nível nacional.

Next

História

Fundada em 1864 com o nome "Sociedade Recreativa Mogadourense" teve como 1º regente o Sr. Lecombe, de origem francesa. Entre 1904 e 1930 a Banda esteve inactiva sendo o Capitão Cruz, Presidente da Câmara de então, o responsável pelo seu ressurgimento. Ao longo da sua existência teve vários regentes, com destaque para o Sr. Francisco Cavadas, que conseguiu dar-lhe expressão e relevo no contexto social. Durante o período de mais emigração, nos anos 60, a banda perde grande número dos seus músicos e torna-se inactiva. É reactivada pela mão de Pedro Guimarães em 1981, então Presidente da Casa do Povo. Todavia, com extinção das casas do Povo também a Banda esteve em vias de desaparecer, não fosse a Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro a abrir as suas portas, concretizando um projecto de reorganização a nível de recursos humanos e materiais, alicerce fundamental para um trabalho posterior, sério, capaz de conseguir um resultado digno.

A aquisição de novo instrumental, com o apoio da Câmara Municipal, e o não menos importante acordo celebrado com o regente Ismael Ferreira, fazem de 1996 um ano crucial na história da banda que desde então tem vindo a crescer ao nível quantitativo e qualitativo, enriquecendo festas e romarias um pouco por todo o país, actualmente está a cargo do Maestro Igor Careca que dirige um grupo de mais de 50 músicos efectivos, formados na sua totalidade pela escola de música da banda que tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo e ininterrupto na preparação musical e pessoal de todos os seus elementos.

Next

Maestro

Igor Alberto Soeiro Careca

Nasceu a 17 de Junho de 1984 em Torre de Moncorvo, onde permaneceu até fevereiro de 1992, altura em que se mudou com seus pais para a vila de Mogadouro. Aos quinze anos de idade ingressou na Banda Filarmónica A. H. B. V. Mogadouro sob a batuta do Maestro Ismael Joaquim Ferreira, tornando-se então executante de trombone. Desde então participou em alguns estágios de formação instrumental como por exemplo, “Estágio Orquestra de sopros do Douro Superior” nos anos 2005 e 2006 na classe de trombone, professores, Ivo Ferreira e Joel Santo respectivamente e “Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão com Masterclass de Instrumento” na classe de Trombone em 2012 Professor Tiago Antunes. Em Novembro de 2009 assume a Direcção Artística bem como a Escola de Música da Banda Filarmónica A. H. B. V. Mogadouro, sucedendo assim ao seu professor e Maestro.

É licenciado em Música pela Escola Superior de Educação de Bragança onde para além do plano curricular participou em diversas acções de formação e workshops tais como: Workshop de Músicas didácticas e Debate subordinado ao tema "O ensino especializado no Nordeste Transmontano" em 2010 tutorado pela professora Patrícia Figueira; Curso de “Direcção Coral para Canções Infantis” em 2010 a cargo do Professor e Maestro Henrique Piloto; Aula Aberta "Música y Papeles em Movimiento", workshop sobre pedagogia musical em 2012 a cargo da Professora Alba Rubia; “Estágio de Direcção de Orquestra” inserido no “Estágio Nacional de Orquestra de Sopros” em 2012 a cargo do Director Artístico e Maestro Luís Clemente e com a participação dos compositores Bert Appermont e Lino Guerreiro, repetindo-se o mesmo no ano de 2013 com a participação do compositor Philip Sparke; Estágio de direcção incluído no "Estágio da banda sinfónica da Covilhã" em 2013, orientado pelo Maestro Luís Clemente;

Actualmente estuda Direcção de Orquestra no Centro de Estudos de Direcção de Orquestra de Sopros (CEDOS) na Covilhã, sob a orientação do honrosíssimo Maestro Luís Miguel Clemente, onde almeja a segunda licenciatura.

Next

Escola de Música

Inscreva-se aqui!

A escola de música foi criada com o objetivo de formar novos músicos, de forma a melhorar a qualidade musical da banda.

Contamos com o maestro para a formação teórica musical e os chefes de naipe para a formação do instrumento. O ensino é gratuito, bastando aparecer nas nossas instalações, na sede dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.

A música, arte de combinar sons, tem vindo a ser cada vez mais valorizada e pode trazer benefícios para a saúde. Tem-se demonstrado que estimula a memória, a concentração, alivia a dor, melhora a coordenação motora e diminui o stress e demais estados psicológicos. Se gosta de música e tem interesse em ingressar na banda, inscreva-se aqui! As inscrições poderão também ser efetuadas junto do Maestro da banda.

Next

O Nosso Trabalho

Aqui poderá encontrar alguns dos nossos trabalhos mais recentes. Iremos continuar a publicar novos trabalhos sempre que pudermos.

É a sua vez de dizer olá.

Agora que sabe sobre nós, gostaríamos de saber sobre si. Venha fazer-nos uma visita: